Cursos Online
NR10 – SEP (Sistema Elétrico de Potência)
Descrição
DURAÇÃO
40h 00min
MODALIDADE
A distância
APROVEITAMENTO REQUERIDOAproveitamento: 70,00%
DETALHES DO CURSO
Treinamento NR10 Segurança Elétrica – SEP
Dificuldade:
Apropriado para todos os públicos: básico, intermediário, avançado.
Características do curso:
1. Tutor Especialista
2. E-book
3. Prova de Proficiência
4. Certificado.
Dispositivo:
Desktop.
Público alvo:
O curso NR10 – SEP (Sistema Elétrico de Potência) é indicado para pessoas que trabalhem em instalações elétricas e/ou realizem serviços que envolvam eletricidade.
Certificado:
Possui certificado válido em todo Brasil. O Certificado é automaticamente disponibilizado para o aluno após ele concluir o curso com aprovação. Para ser aprovado neste treinamento é necessário conquistar no mínimo 70% de acertos na prova de suficiência. A norma não trata sobre práticas neste treinamento NR10SEP. Apesar do treinamento prático não ser obrigatório, ele sempre será fundamental para melhor qualificar os trabalhadores. Carga horária variável conforme expectativas e realidade de cada empresa. No anexo II da Nr10 ao falar do conteúdo programático a ser seguido no treinamento NR10 SEP, a norma afirma que estes tópicos deverão ser adaptados para as características de cada ramo e outras peculiaridades específicas da atividade. Por isso também recomendamos que este curso seja semipresencial, viabilizando assim esta personalização na etapa prática presencial: “Estes tópicos deverão ser desenvolvidos e dirigidos especificamente para as condições de
trabalho características de cada ramo, padrão de operação, de nível de tensão e de outras
peculiaridades específicas ao tipo ou condição especial de atividade, sendo obedecida a
hierarquia no aperfeiçoamento técnico do trabalhador. ”
OBJETIVO
Desenvolvido em parceria com uma sólida empresa de engenharia elétrica e automação industrial – a GreyLogix, garantimos um material completo e atualizado, além de tutores altamente qualificados e com experiência prática. Uma solução inovadora para certificação profissional com uma metodologia que facilita e potencializa o processo de aprendizagem, gerando economia de tempo e dinheiro.
CONTEÚDO
Unidade 1 – Organização do Sistema Elétrico de Potência (SEP)
- 1. Constituição do SEP.
- 2. Regulamentação.
- a) Principais órgãos.
- 3. Geração e Produção de energia elétrica.
- 4. Transmissão.
- a) Tipos de corrente;
- b) Custos.
- 5. Distribuição.
- a) Componentes;
- b) Níveis de tensão;
- c) Concessionárias;
- d) Operação de sistemas elétricos.
- 6. Revisão da Unidade.
Unidade 2 – Organização do Trabalho
- 1. Organização do trabalho.
- a) Trabalho em equipe;
- b) Tomada de decisões;
- c) Benefícios.
- 2. Técnicas e métodos de trabalho.
- a) Prontuário e cadastro das instalações;
- b) Programa e planejamento dos serviços.
- 3. Aspectos comportamentais.
- a) Seleção e acompanhamento do colaborador;
- b) Relacionamento com a liderança;
- c) Qualidade de vida do colaborador.
- 4. Revisão da Unidade.
Unidade 3 – Condições Impeditivas, Riscos típicos e Técnicas de análise de riscos no SEP
- 1. Condições Impeditivas para execução dos serviços;
- 2. Riscos típicos no SEP e sua prevenção;
- 3. Técnica de análise de risco no SEP;
- 4. Revisão da Unidade.
Unidade 4 – Procedimentos de trabalho
- 1. Recomendações Pertinentes;
- 2. Planejamento de serviços;
- 3. Sistema de Gestão de Segurança;
- 4. Desenvolvimento do programa executivo;
- 5. Descrição Técnica;
- 6. Análise de riscos;
- 7. Quantificação de critérios para riscos;
- 8. Avaliação da execução da manutenção;
- 9. Procedimentos de segurança para trabalho em painéis em cubículos;
- 10. Técnicas de trabalho sob tensão;
- 11. Revisão da Unidade.
Unidade 5 – Equipamentos e Sinalizações de Segurança
- 1. Cuidados especiais;
- 2. Equipamentos e materiais;
- 3. Ensaio de ferramentas e equipamentos;
- 4. EPIs e EPCs;
- 5. Postura e vestuários de trabalho;
- 6. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos;
- 7. Sinalização e isolamento das áreas de trabalho;
- 8. Revisão da Unidade.
Unidade 6 – Liberações Acidentes Típicos e Responsabilidades
- 1. Liberação de instalação para serviço, operação e uso.
- 2. Acidentes típicos.
- a) Análise;
- b) Discussão;
- c) Medidas de proteção;
- 3. Responsabilidades.
- a) Responsabilidade solidária;
- b) Responsabilidade dos contratantes;
- c) Responsabilidade das empresas;
- d) Responsabilidades dos trabalhadores.
- 4. Revisão da Unidade.
METODOLOGIA
O curso pode ser realizado no formato EAD, Presencial* ou combinado (EAD+Presencial). Dispõe de uma unidade de ensino totalmente interativa, desenvolvida em computação gráfica e com conteúdo acessível para todos os níveis profissionais. Possui exercícios, fórum e prova de suficiência para emissão de certificado. O aluno conta com apoio e orientação de um tutor-especialista durante todo o curso.
Responsabilidades do Empregador
A capacitação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) estipulada em Normas Regulamentadoras (NR) do Ministério do Trabalho, (MTb) apresenta especificidades por ser dirigida a uma relação de emprego, em que figuram o empregador e o trabalhador, sendo de responsabilidade do empregador fornecer capacitação para prevenção de doenças e acidentes de trabalho.
Geralmente as NRs estipulam carga horária, periodicidade, conteúdo programático e requisitos quanto à formação do profissional responsável pela capacitação. Assim, compete ao empregador realizar a capacitação em SST, adotando os parâmetros estipulados pela NR, sendo responsável pela organização, execução e gestão da capacitação, estando aí incluídas questões como local para realização, elaboração de material didático, o projeto pedagógico do curso, os métodos de avaliação e a seleção dos profissionais para ministrar o curso.
Como a capacitação em SST é obrigação trabalhista a ser fornecida pelo empregador a seus trabalhadores em razão dos riscos oriundos da atividade explorada, é de inteira responsabilidade do empregador garantir sua efetiva implantação, sujeitando-se às sanções administrativas cabíveis em caso de uma capacitação não efetiva ou ainda pela capacitação de má qualidade que não atenda aos requisitos da legislação.
É indispensável observar que, ainda que se opte pela realização de capacitação em SST por meio de EaD ou semipresencial, é salutar que toda capacitação seja adaptada à realidade de cada estabelecimento. É que o trabalhador está sendo capacitado pelo empregador para atuar em determinado espaço, logo, uma capacitação genérica não irá atender às peculiaridades de toda e qualquer atividade econômica.
O empregador responde pela capacitação quando é ministrada diretamente por membros da própria organização, ou mesmo quando a capacitação for terceirizada à empresa especializada.
Cursos fornecidos em formato EAD, totalmente Online.


